A RTP acompanhou, em Angola, uma expedição de 38 portugueses e angolanos que partiram da província do Kwanza Sul para voltarem às origens, por trilhos todo-o-terreno com o lema " sempre na picada".
Em quinze dias foram percorridos 5800 km numa expedição cheia de aventuras ao volante de 16 viaturas todo-o-terreno pelas províncias mais longínquas de um país em reconstrução.
Entre os locais visitados, destaque para a entrada no extremo sul, o Bico de Angola, na fronteira com a Zâmbia e Namíbia . E aí , a visita ás ruínas do que já foi o quartel-general de Jonas Savimbi.
Marcante foi também a chegada ao Cuito Cuanavale , onde foi travada a segunda maior batalha , uma das mais sangrenta , de toda a África .
Inesquecíveis, as paisagens naturais do Lubango como a fenda da Tundavala ou o encontro imediato com elefantes da faixa de Caprivi , já na Namíbia.
10 Anos depois do fim da guerra civil, a aventura levou estes 38 "filhos da terra ", a redescobrir trilhos de difícil acesso.
Por 18 províncias angolanas.
Este foi o sexta edição do Raid Kwanza Sul que vem somando todas as províncias de Angola desde 2005.
Completados estão, com esta edição, os quatro cantos do país, sendo todos testemunhas privilegiadas das muitas transformações que estão a acontecer em Angola.
Entre os raidistas presentes, Miguel Anacoreta Correia - Secretário Geral da UCCLA , o gestor Pedro Norton de Matos bisneto do general Norton de Matos e representantes do protocolo de cooperação estabelecido entre a Câmara Municipal de Almada e o Governo da Província angolana do Kwanza Sul.
A autoria da reportagem é da equipa: Jornalista Diana Palma Duarte, com as imagens do repórter de imagem António Antunes e a montagem do editor de Imagem Pedro Pessoa.