O Lajedo é uma freguesia do concelho da Lajes das Flores, com 6,73 km² de área e 107 habitantes (2001). A freguesia situa-se na extremidade sudoeste da ilha das Flores, a cerca de 9 km da sede do concelho e a 22 km de Santa Cruz das Flores, o outro concelho da ilha. A freguesia do Lajedo é constituída pelos lugares de Campanário e Costa, este último quase desabitado. A freguesia é atravessada pelas grandes ribeiras do Campanário e da Lapa.
Nossa Senhora dos Milagres,é a padroeira da freguesia.
A economia do Lajedo tem por base a pecuária e a agricultura, com o cultivo de milho, batata e produtos hortícolas, mas num regime de subsistência, uma vez que apenas alguns agricultores apostam na aquisição de máquinas agrícolas e num aumento significativo da produção leiteira. Para complementar o rendimento familiar, alguns trabalhadores dedicam-se, para além destas actividades, a ofícios da construção civil. A pesca, o pequeno comércio e o artesanato empregam uma pequena parcela da população activa de Lajedo.
Rocha dos Bordões, um monumento geológico de singular beleza e um dos ex-libris dos Açores. A rocha dos Bordões, faz parte do património natural desta freguesia, é formada por uma espessa camada de basalto que ao arrefecer rapidamente sofreu disjunção prismática, ficando com o aspecto de um gigantesco feixe de bordões petrificados.