Fajãzinha é uma freguesia do concelho da Lajes das Flores, sita na costa ocidental da ilha das Flores, a cerca de 15 km da sede do concelho. Tem uma área de 6,21 km² e 105 habitantes 2001), a fajã onde se localiza a povoação é pequena em comparação com a vizinha Fajã Grande, localizada alguns quilómetros a norte, daí o nome de Fajãzinha dado à localidade, que tem por padroeira, Nossa Senhora dos Remédios.
A freguesia de Fajãzinha é uma das menos povoadas do concelho de Lajes das Flores, é uma freguesia voltada para as actividades agrícolas, hoje quase exclusivamente centradas na bovinicultura, aproveitando a riqueza em pastos e água.
A freguesia é rica em actividade associativa voltada para a dinamização do desporto e da cultura. Na Fajãzinha existem as seguintes colectividades:Clube Desportivo; União Operária Nossa Senhora dos Remédios e Sociedade Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios.
A Fajãzinha orgulha-se de ter no seu território algumas das paisagens naturais mais belas dos Açores, com destaque para as cascatas da Ribeira Grande (com mais de trezentos metros) e do Ferreiro, o Poço da Cascata do Ferreiro e o Miradouro de Fajãzinha e as lagoas do planalto interior da ilha.