A Praia do Norte é uma freguesia portuguesa do concelho da Horta, na Ilha do Faial. Ocupa uma superfície total de 14,00 km² com 259 habitantes (2001). Tem uma densidade populacional de 18,5 hab/km². A freguesia integra os seguintes lugares: Fajã, Praia de Baixo e Praia de Cima. A freguesia conta com 224 eleitores inscritos (Autárquicas 2005).
A área da freguesia integra parte do complexo vulcânico do Capelo. As suas altas falésias são geo-monumentos de grande interesse científico. Possuí uma fajã com areal voltada para a Baía da Ribeira das Cabras, a Fajã da Praia.
Praia do Norte, actualmente, para além da actividade agrícola, faz ainda representar no seu quadro de desenvolvimento económico a exploração pecuária, a extracção da pedra e da areia do mar e ainda o pequeno comércio. br>O artesanato, contribui também para o incremento económico da freguesia. Produzem-se interessantes trabalhos em vime, casca de milho, sendo ainda de salientar as suas rendas e bordados.
A sua gastronomia, caracteriza-se pelo inhame com linguiça, pelo cozido de carne de porco salgada, pelos torresmos de vinha de alho, bolo de milho, massa sovada, filhós e pela rosquilha.
A Praia do Norte é elevada novamente a freguesia, através dum alvará régio datado de 1 de Outubro de 1839. Será apenas no ano de 1845, que celebra definitivamente a sua elevação. A igreja é destruida durante a crise sísmica do Capelinhos. A actual igreja foi constituida em 1961, como um templo verdadeiramente moderno.