Ep. 1
Madalena deixa o hospital para ir ao tribunal onde mais uma vez vai ser julgada num caso em que é acusada de negligência. No entanto, Madalena acaba por voltar para trás devido a um telefonema de Rodolfo que sempre disposto a fazer a vida negra à chefe, lhe diz que a unidade de obstetrícia está num caos devido a uma avaria no aparelho de ecografia.
Contudo, quando Madalena chega, o caso já está resolvido porque Rosa pede um aparelho à cardiologia. Com o aparelho a funcionar, Luís consegue fazer o exame a uma grávida que alega ter caído de uma escada. Uma história que não convence nem Luís nem Rosa. Os médicos desconfiam de violência doméstica até porque a grávida tem esquimoses mais antigas junto às costelas e na clavícula. Os dois tentam conversar com a grávida tentando convencê-la a denunciar o marido mas ela nega sempre tudo. A radiografia confirma a existência de costelas fracturadas há mais de um ano.
Quando o marido chega, Madalena fica a saber que se trata de um médico amigo e retira do seu pensamento qualquer suspeita mas, Luís, não fica convencido e à revelia de todos manda chamar a segurança social que chega sem que ele se aperceba, causando a fúria do marido que à frente de todos perde a cabeça. Madalena percebe então que algo se passa e obriga-o a contar tudo. O amigo confessa que para conseguir controlar os nervos está a tomar vários comprimidos. A muito custo lá o convence a fazer uma desintoxicação e antes mesmo que a mulher e a filha mais nova partam com a segurança social, o marido promete tratar-se e garante que não voltará para casa sem que esteja bem.
Resolvido o problema, Luís terá ainda de enfrentar uma outra situação de uma grávida que tem um mioma e que apesar do médico a aconselhar a ter um parto natural insiste em fazer cesariana.