Ep. 14 09 Jun 2016
António Machado Pires, nasceu em Angra do Heroísmo,ilha Terceira em 1942.
Professor universitário. Ensaísta. Investigador.
Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa (1966), onde foi assistente, doutorou-se em Literatura Portuguesa pela Universidade dos Açores (1979), com a tese A Ideia da Decadência na Geração de 70, onde se aposentou como professor catedrático, vice-reitor (1981-1982) e reitor, a partir de Dezembro de 1982, tendo também fundado e dirigido o departamento de Línguas e Literaturas Modernas. Tem leccionado cadeiras de Cultura e Literatura Portuguesa, e Teoria da Cultura.
Prefaciador vário (em especial, de As Ilhas Desconhecidas, de Raúl Brandão, 1988) e colaborador do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Colóquio/Letras, Prelo, Arquipélago, Revista da Universidade de Coimbra, entre outras publicações especializadas. Dirigiu a publicação das Obras Completas de Antero de Quental e as Obras Completas de Vitorino Nemésio.
Assinou diversos trabalhos científicos e apresentou inúmeras comunicações em congressos e colóquios. Foi director e co-fundador da revista Arquipélago, conselheiro do INIC (Instituto Nacional de Investigação Científica), presidente do SIEN (Seminário Internacional de Estudos Nemésianos) e membro do conselho editorial da Imprensa Nacional/ Casa da Moeda. Foi agraciado com a Medalha Brasileira dos 25 Anos da Universidade de Santa Catarina (Brasil) e com a Ordem de Instrução.