Eles Vão Continuar
Ep. 37 28 Fev 2013
A paz na Irlanda do Norte foi assinada em 1998, mas a reconciliação «pode levar uma ou duas gerações». São muitas as divisões, as suspeitas, os ressentimentos entre católicos e protestantes.
No Chipre, após décadas de conflito e negociações, cipriotas gregos e cipriotas turcos podem estar perto de um acordo.
Em Belfast, o jornalista Ricardo Alexandre ouviu o testemunho na primeira pessoa antigos presos políticos dos dois lados do conflito, condenados por crimes graves. O enviado da RTP/Antena1 conheceu gente de organizações que trabalham na reconciliação, entrou em bairros problemáticos onde a violência entre as duas comunidades ainda é frequente e entrevistou Gerry Adams, o carismático líder do Sinn Fein, braço político do IRA-Exército Republicano Irlandês, para quem «Há trabalho a fazer; é uma viagem que ainda não terminou. Queremos ver a Irlanda unida».
Em Nicósia, no Chipre, os enviados do Linha da Frente entrevistaram os máximos responsáveis políticos nas negociações, conheceram gente que trocou o Norte pelo Sul de Nicósia e juntaram à mesa dois cientistas políticos: um cipriota grego e o outro cipriota turco. A poetisa Neshe Yasmin faz a pergunta. «Como posso decidir qual das partes de um país amar mais»?
Muros da Fé, do jornalista Ricardo Alexandre e do repórter de imagem Paulo Maio Gomes, com edição de imagem de António Nunes.