Eles Vão Continuar
Ep. 37 28 Fev 2013
Trinta reclusos da prisão de Custóias, deram corpo e imaginação a um espectáculo inédito.
Sem um texto pré-definido, os actores-reclusos ocupam os diversos espaços, transformando a prisão num gigantesco palco. Nunca antes um estabelecimento prisional português tinha acolhido uma experiência teatral desta dimensão.
Sob a orientação da Associação Pele, que se dedica à prática do teatro comunitário, este espectáculo propõe ao público uma viagem pelos espaços, revelando sensações, obstáculos, experiências num contexto prisional.
"Entrado" é nome do espectáculo (na gíria prisional "Entrado" é o indivíduo que acaba de entrar na prisão) e reporta-se à vida dos reclusos antes de entrarem na prisão, ao momento em que entram e também ao momento em que saem.
Durante algumas semanas, uma equipa de reportagem da RTP acompanhou os ensaios e montagem do "Entrado". Deste acompanhamento, resultaram testemunhos impressionantes de presos que assumem, de forma desassombrada, os crimes que cometeram.
Um aturado trabalho de preparação física, registo de memórias e experiências, contribuiu ,decisivamente, para que os actores-reclusos sentissem uma disponibilidade para revelarem, em palco, tocantes
vivências, dentro e fora das grades.
"PRESOS AO PALCO", é uma reportagem do jornalista Alberto Serra, com imagem de Paulo Maio Gomes e edição de Guilherme Terra