Andam cantigas a bailar de boca em boca
O fado tradicional. É apenas um de entre largas dezenas de fados compostos por autores identificados, geralmente cantadores ou guitarristas, que se podem cantar com diferentes poemas sobre a mesma música. Era o tempo em que cada fadista tinha o seu próprio repertório, pessoal e intransmissível, e em que cada fadista deixava por isso uma marca na evolução do Fado, tanto como intérprete como pela escolha do repertório, como ainda, muitas vezes, como autor.
O período da Primeira República coincide com uma fase de grandes inovações musicais e poéticas na composição de fados: versículo, duplicado, triplicado, alexandrinos, decassílabos, quintilhas, sextilhas, etc.
O programa é dedicado a algumas dessas figuras mais marcantes, umas como intérpretes, outras como compositores, entre as quais:
Alfredo Marceneiro, Joaquim Campos, Armandinho, Casimiro Ramos, Amália, Maria Teresa de Noronha, etc...
O fado na revista e a emergência do fado-canção. A revalorização do fado estrófico castiço.