Programas tv

ESTAÇÃO DE SERVIÇO

CUIDADOS PALIATIVOS EVITAM SOFRIMENTO

Géneros

  • Informação - Actualidades

Informação Adicional

CUIDADOS PALIATIVOS EVITAM SOFRIMENTO

Episódio 12 de 0 Duração: 1hora min


Doentes com doença incurável morrem em sofrimento com falta de apoio. Tudo porque ainda não existe nos Açores uma unidade de cuidados paliativos a funcionar 24 horas por dia.
O projecto existe e está nas mãos da Direcção do Hospital de Ponta Delgada desde 2007, mas ainda não passou do papel.
E porque não existe ainda a unidade de cuidados paliativos, os doentes que padecem de doenças incuráveis morrem no maior sofrimento, a caminho do hospital nas urgências ou numa cama do hospital sem o apoio da família, e sem os cuidados a que tem direito no final de vida, um direito universal que as famílias não reclamam simplesmente porque desconhecem este direito.
São estes os cuidados paliativos que deviam existir a nível hospitalar e ao domicílio com o apoio de uma linha telefónica disponível 24 horas por dia. Os cuidados paliativos estendem-se também ás famílias durante o luto, com todo o tipo de apoio psicológico e social, um apoio que nos Açores só existe no papel.
E porque este Sábado se comemora o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, escolhemos este tema para o ?Estação de Serviço? de hoje, e convidamo-lo a participar e a colocar as suas questões sobre a necessidade de um apoio que nunca teve em caso de doença incurável de um familiar.
Já sabe que para participar basta ligar para o telefone 296 202 767.
Teresa Nóbrega, convidou a Dra. Maria do Rosário Vidal, do Hospital de Ponta Delgada, que apresentou o projecto de cuidados paliativos e que lida com doentes com doenças incuráveis todos os dias




Ficha Técnica

Título Original
ESTAÇÃO DE SERVIÇO
Produção
RTP-AÇORES
Ano
2007
Duração
1hora minutos
Série
IV