Terra de todas as partidas e chegadas, durante muitos anos, a Ribeira Grande, foi o símbolo da emigração açoriana. O aeroporto de Santana (o famoso aéro - vacas) era o entroncamento das viagens inter - ilhas com o exterior. Imagens do adeus de um povo que deixava a terra e repartia a família em nome do destino e da sorte. São inúmeras as ?estórias? que fazem História pelos quatro cantos do mundo, que hoje, são recolhidas, documentadas e resguardadas pelas mais diversas formas, como símbolo de uma época que o Tempo não apaga, no recentemente criado, Museu da Emigração Açoriana.
Destaque especial aos espaços culturais da responsabilidade da Câmara Municipal: Além do ? Museu da Emigração Açoriana?, o ?Museu Municipal?, o ?Museu Casa do Arcano?, Biblioteca e Arquivo Municipais, cada qual, com especificidades muito próprias que destacam o rico património daquele concelho.
Visitas guiadas, reportagens e entrevistas, com a participação de vários convidados: O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Dr. Ricardo Silva, a Directora Regional das Comunidades, Dra. Graça Castanho, responsáveis pelos diferentes departamentos como os Drs. Rui Faria, Mário Moura e Hermano Teodoro, que recordará a figura do grande filho da terra e ? Pai ? da Historiografia Açoriana, autor de ?Saudades da Terra?, Gaspar Frutuoso.
Igualmente, será transmitida uma mensagem de ano novo do Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, Carlos César, especialmente dirigida às Comunidades Açorianas espalhadas pelo mundo.
Não faltarão depoimentos de figuras sábias e experientes, a animação do ?Grupo Folclórico de Santa Bárbara ?, música pelo quarteto ?Atlântida? e a artista já consagrada%