Os Arrifes - considerada uma das maiores freguesias rurais de Portugal - mantêm praticamente intactas as suas características que fazem dela a maior bacia leiteira dos Açores e uma das mais importantes do país. A quatro quilómetros de Ponta Delgada, constitui já hoje uma zona dormitório daquela cidade, permitindo assim um novo olhar sobre o seu processo de crescimento e desenvolvimento.
Com uma população de aproximadamente 7000 habitantes, a freguesia é formada por três lugares distintos, Saúde, Piedade e Milagres, e duas paróquias.
Aproveitando as celebrações do centenário da imagem de Nossa Senhora da Saúde, e do 50º aniversário do Águia Clube Desportivo, o programa Atlântida será transmitido em directo, este sábado, do adro da Igreja da Saúde, dos Arrifes, dando assim a conhecer aspectos do dia-a-dia da freguesia, suas manifestações sócio culturais, seus costumes ligados ao mundo agro-pecuário e adaptação às exigências da vida moderna, designadamente a relação com a implantada indústria de lacticínios.
O programa contará com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Eusébio Massa, do pároco, Paulo Borges, e do Eng. Renato Cordeiro, grande animador e divulgador da tipicidade rural. A animação musical estará a cargo do ?Grupo Folclórico da Casa do Povo dos Arrifes? do ?Grupo Cantares de Outrora? e da ?Filarmónica de Nossa Senhora da Saúde?.
Igualmente falaremos de algumas figuras notáveis da terra, destacando-se, entre eles, o Cardeal D. Humberto Medeiros e o poeta e ensaísta, Eduíno de Jesus.