A religiosidade popular, traduzida num espírito de fé e partilha, que se manifestará por várias acções de reunião e solidariedade, vai marcar o programa das grandes Festas do Divino Espírito Santo, que se realizam de 08 a 12 de Julho, na cidade de Ponta Delgada.
Associando-se ao programa das festividades organizadas pela Câmara Municipal, o ? Atlântida ? transmite, ao vivo e da Avenida Infante D. Henrique, o desfile etnográfico, e outros momentos da festa, que conta com a participação de filarmónicas, ranchos folclóricos, carros de bois, carros alegóricos e ainda grupos de folias, representativos do concelho, designadamente, freguesias de Candelária, Covoada, Feteiras, Pilar da Bretanha e São Vicente Ferreira.
Igualmente serão apresentadas reportagens sobre a benção das despensas da carne e do pão (Praça Gonçalo Velho); procissão da mudança da bandeira (do Centro Municipal da Cultura para a Câmara Municipal), inauguração da iluminação da coroa do Espírito Santo (Praça Gonçalo Velho) e distribuição das sopas do Espírito Santo (Campo de S. Francisco) e outros eventos de carácter cultural e religioso, designadamente, conferências e exposições.
São convidados, Berta Cabral - Presidente da Câmara Municipal e das Grandes Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, Professora, Lélia Nunes, (Santa Catarina) ) investigadora sobre o ? Culto do Divino no Sul do Brasil; António Tabico, - autor do livro ? A Ilha, a Fé e o Homem ? e comentários do Dr. José Almeida Melo, Director da Biblioteca Municipal de Ponta Delgada.