Enquadrado na freguesia de São Pedro, de Angra do Heroísmo, São Carlos é um lugar carregado de história que aspira a ser freguesia. Famoso pelo seu clima, as suas casas senhoriais, solares, quintas e jardins, São Carlos é mais que um lugar de veraneio, pois a sua população, os seus modernos equipamentos sociais, e a sua tradição sócio?cultural e religiosa, exigem um ?novo estatuto?.
O ?Atlândida? desta semana, aborda os vários aspectos do secular império do Espírito Santo de São Carlos ? o último do concelho de Angra que é vivido em pleno Outono.
Reportagens, entrevistas, conversas, música, momentos vivos da festa que durou uma semana, enriquecem o programa que conta com o ? Procurador do Império?, João Enes, o Arquitecto, José Parreira, o Comendador Luís Bretão, grande animador sócio?cultural e desportivo e, a ? ganadera?, Fátima Albino, grande entusiasta das famosas touradas à corda de São Carlos.
Destaque especial para os momentos do ?Pézinho? dos bezerros, distribuição da carne, da ceia dos criadores, das cantorias das gerações, da coroação e do bodo de leite, bem como das actuações ligadas à musica tradicional e filarmónicas, convidadas de outras ilhas, como São Jorge e Pico.