A Semana do Mar é pioneira no contexto das festas concelhias de verão que animam os Açores.
Durante uma semana a cidade da Horta vive um dos maiores acontecimentos do arquipélago, tendo, desde há muito, projecção internacional.
A sua origem está relacionada com a regata Portsmouth - Horta, realizada em 1975, e desde então é o acontecimento mais emblemático dedicado aos homens do mar, e que envolve uma animação sócio cultural e desportiva de grande relevo.
Organizada pela Câmara Municipal da Horta, e por outras entidades ligadas aos desportos náuticos e ao turismo, a festa ganha um estatuto multidisciplinar que contempla durante todo o dia, diversas actividades para todas as idades.
Para além do festival náutico, em terra, as atenções viram-se para as actuações de grupos musicais, grupos folclóricos e etnográficos, artesanato e gastronomia tradicional, nas famosas tasquinhas.
Esta semana o ?Atlântida? è transmitido, em directo,
da cidade da Horta, para levar ao mundo as imagens do mítico canal de Nemésio, bem como dos muitos e variados acontecimentos que enriquecem a Semana do Mar, deste ano.
Várias reportagens, entrevistas, depoimentos, e muita música, dão vida e colorido á festa da cidade da Horta.
Para além do Presidente da Câmara Municipal da Horta, Dr. João Fernando Castro, destaque para as mostras de livros, artesanato e gastronomia, sem esquecer a riqueza das provas náuticas transatlânticas.
Entre as várias surpresas, o programa conta com a animação musical dos grupos: Bandarra, e Só Forró, da interprete da ?Marcha da Semana do Mar?,Renata Rodrigues e da cantora internacional, Sarah Pacheco, oriunda do Faial e a viver em Toronto, Canadá.