A Segunda - Feira do Espírito Santo? foi justamente escolhida, pela Assembleia Legislativa Regional dos Açores, para celebrar o ? Dia da Região Autónoma dos Açores?. Este ano as celebrações oficiais ocorrem no Canadá, e, por isso, antecipadas para o domingo anterior.
O Espírito Santo, é a festa de todos nós ? celebrada em todas as ilhas com particularidades tão específicas que só enriquecem a cultura deste povo repartido entre as ilhas e as comunidades espalhadas pelo mundo.
E como diz o fundamento da legislação criada a propósito ?as celebrações são espontâneas, tão vividas e tão intensas que a natureza das coisas como que impôs um inevitável descanso no primeiro dia útil que se lhe segue.
Porque é o mais popular dos dias de repouso em toda a região, é justo consagrá-lo como afirmação de identidade dos açorianos base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam ?.
Um grande dia de devoção, humildade e partilha.
Associando-se às cerimónias oficiais que se realizam na cidade de Toronto no Canadá, o ?Atlântida? transmite em directo, sábado, dia 30 de Maio, às 15h30, um programa que assinala com reportagens, entrevistas, memórias, e animação musical, o significado da data na sua expressão política e genuinamente mais festiva, tentando homenagear, como diz o Presidente do Governo, Carlos César, todos aqueles que, embora ?deslocados dos Açores conservam a sua açorianidade.?
Estarão presentes figuras representativas da vida politica, económica social e cultural dos Açores, das Comunidades, assim sublinhando, de forma específica, a dimensão tradicional e popular do culto ao Divino Espírito Santo.