A edição recente dos livros ?Mística e Nuvens do Vulcão do Pico? de Victor Hugo Forjaz, Lurdes Bettencourt Oliveira, Zilda Tavares França, João José Fernandes e Urbano Bettencourt, e ?O Anticiclone dos Açores? do famoso meteorologista açoriano, Anthimio de Azevedo, são pretexto fundamentado para uma interessante conversa com os seus autores, convidados, e um olhar cientifico e empírico - através da sabedoria popular - da importância de uma montanha como o Pico, no clima açoriano.
Ao Açores, ilhas vulcânicas, são, também, verdadeiros ?rios de lava fria? que motivam inspiração permanente nos seus artistas, seja nas calçadas de basalto, - consideradas das mais belas em todo o mundo - na joalharia, como acontece com o artista, recentemente galardoado , Paulo Martins do Vale, quer na literatura, na poesia, e até nas marcas de vinhos mais consagradas.
Esta semana falaremos destes e outros assuntos, num programa em directo, que terá a actuação musical dos ?Irmãos Silva?, grandes animadores do ?Ateneu Comercial? da cidade de Fall River, no estado norte-americano de Massachussets
Contamos, como sempre, com a sua participação, através do telefone ( 351 ) 296 202 767 ou pelo e-mail: atlantida.acores@rtp.pt.