É uma das freguesias mais características da ilha Terceira. Talvez, pelo seu afastamento em relação às vilas existentes no período do povoamento, os ? Altares? eram, como hoje, uma zona de fronteira entre a delimitação da ilha.
No meio de um património natural riquíssimo, os ?Altares? são um verdadeiro repositório de ricas tradições e lendas, bem expressas na obra de Inocêncio Romeiro Enes, durante mais de 50 anos, pároco da freguesia.
Apesar da agropecuária ser predominante, outras actividades, como carpintarias, marcenarias e olaria, deram expressão à vida económica local.
No próximo sábado, o ?Atlântida?, dá a conhecer, em directo, com reportagens e entrevistas, muitas das características desta importante freguesia do concelho de Angra do Heroísmo.
Destaque para a presença da Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Andreia Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia, António Rocha, Álamo Meneses, Secretário Regional do Ambiente ? filho da terra ? e de figuras ligadas ao mundo do grupo de teatro Pedra Mó, à história dos bordões, Núcleo Museológico dos Altares, e gastronomia.
Muita música com a Filarmónica dos Altares e as modas regionais com o grupo de Diamantino Caneta ? que acaba de lançar um ?CD? com melodias de Carnaval, recolhidas ao longo de 30 anos.
Como sempre contamos com a sua participação através do telefone (351) 296 202 767 ou por e-mail: atlantida.acores@rtp.pt
O ?Atlântida? é um programa da RTP - Açores, para a RTP - Madeira e RTP - Internacional, com produção de Victor Toste e Esmeralda Lima, realização de Carlos João Ávila e apresentação de Sidónio Bettencourt.