A cidade de Angra possui uma dos mais ricos conjuntos de igrejas e capelas, entre as quais a Sé Catedral ? edificada a partir de 1570 por ordem do Cardeal D. Henrique sobre a anterior igreja paroquial São Salvador de Angra ? construída por Álvaro Martins Homem.
Sagrada a 16 de Outubro de 1808, é decomposta por várias capelas, todas de singular valor artístico.
Danificada pelo sismo de 1 de Janeiro de 1980 e por um incêndio, a 25 de Setembro de 1983, hoje é um monumento emblemático da cidade Património Mundial da UNESCO.
Esta semana o ?Atlântida? dá especial destaque, às comemorações dos 200 anos da sagração da Sé Catedral de Angra do Heroísmo.
Entre reportagens e entrevistas, destaque especial para o concerto da Capela da Sé de Angra, com quatro solistas convidados, acompanhados por uma orquestra e organista, dirigidos pelo Mestre de Capela e director Artístico do evento, Dr. Duarte Rosa.
Destaque ainda nesta emissão do ?Atlântida? para a 3ª edição do ? PRAIA ? OUTONO VIVO ? ? um certame músico-literário da cidade onde nasceu Vitorino Nemésio; para o ciclo de conferências comemorativo dos ?25 anos de Angra Património Mundial? e, para os diferentes gabinetes, públicos e privados, de conservação e restauro de obras de arte existentes na ilha Terceira.
Como sempre o programa está aberto à participação dos telespectadores através do telefone (351) 296 202 767 ou por e-mail: atlantida.acores@rtp.pt
O ? Atlântida? é um programa da RTP ? Açores para a RTP- Madeira e RTP- Internacional, com produção de Victor Toste, realização de Alexandre Simas e apresentação de Sidónio Bettencourt.