Sob o lema,Nas Rotas do Mundo, Angra do Heroísmo-cidade sem fim e sem fronteira- viveu com grande intensidade e fervor mais uma edição das já internacionalizada Sanjoaninas, que fazem da Cidade Património Mundial açoriana, um centro de convergência de vários eventos sociais, recreativos, desportivos e, sobretudo, culturais.
As touradas de praça, os cortejos, as decorações, as exposições, os concertos, a animação de rua, a gastronomia e, em particular, a grande noite das marchas populares, são, sem dúvida alguma, um cartaz de promoção que ultrapassa o arquipélago dos açores.
Associando-se a este grande acontecimento, a Atlântida é transmitido em directo, a partir da Marina de Angra, junto ao porto da encruzilhada das rotas que a historia não apaga.
Igualmente serão divulgadas reportagens retrospectivas de outras festas de São João, designadamente, de Vila Franca do Campo, São João da Caldeira, na ilha do Faial, e Santa Cruz das Flores.
De entre os convidados, saliente-se o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, José Pedro Cardoso, representante da Comissão de Festas, o escritor brasileiro, do Rio Grande do Sul, Assis Brasil, que participa na ilha Graciosa nas, Jornadas de Emigração e Comunidades, e figuras ligadas à vida cultural da cidade, sem esquecer a musica mais genuína da época e da tradição musical terceirense.
O autor, compositor e interprete, Bruno Walter Medeiros ? médico mariense, há anos radicado na terceira, será um convidado muito especial.
O Restaurante da Marina de Angra,Aquamotion, mostra como é distinta e apreciada a gastronomia das ilhas dos Açores.