É um dos vértices do famoso triângulo, Faial-Pico-São Jorge; um dos concelhos que mais crescerem e se desenvolveram, projectando de forma harmoniosa todas as suas potencialidades, enriquecidas pela posição estratégica do porto e do aeroporto.
São Jorge é um paraíso; o lugar mítico dos nevoeiros e das fajãs, de terra e do mar com gente dentro, que trabalha, canta, toca, marcha.
Com as suas seis freguesias, incluindo a ponta do farol dos Rosais, as Velas são uma dos mais importantes centros urbanos dos Açores.
Fundada em 1500 e tendo como orago São Jorge, assinalado a 23 de Abril, o concelho das Velas tem um património arquitectónico digno de registo.
Sábado, dia 2 de Junho, 2007, o ?Atlântida? será transmitido em directo do Largo da Igreja Matriz das Velas, contando com a participação do Presidente da Câmara Municipal, António Silveira, entre muitos outros convidados, da vida social, económica e cultural.
Destaque para as reportagens que evidenciam as particularidades do concelho, sobretudo, a agropecuária e em especial destacaremos com a presença do Padre Silveira, a Igreja e o Museu de Arte Sacra e as vivências próprias da época do Espírito Santo .
Não faltarão a ?mesa da festa do Divino? um grupo de foliões, o artesanato, os queijos e a animação da filarmónica Nova Aliança.
Contamos como sempre, com a sua presença através do telefone (351) 296 202 767 e por e-mail: atlantida.acores@rtp.pt .
O ?Atlântida? é um programa da RTP-Açores para a RTP-Madeira e RTP-Internacional, com produção de Victor Toste e apresentação de Sidónio Bettencourt.