Nunca é demais revisitar em pormenor, a Oficina Museu das Capelas, na ilha de São Miguel- que nos permite viajar até ao centro da cidade de Ponta Delgada em meados do século XX, reencontrando, profissões, artes e ofícios, como oleiros, tipógrafos, barbeiros, ferreiros, fotógrafos, farmácias, alfaiates, mercearias, ou mecânicos de automóveis, que resulta do amor e dedicação de uma vida inteira de Manuel João Melo, antigo professor naquela freguesia.
É sobretudo um espaço onde se pode evocar a memória do Tempo quase perdido mas onde é possível preservar a história, os usos e costumes, de um povo.
Entre os vários convidados, o presidente da Junta de Freguesia da Vila das Capelas, André Viveiros; o professor, Manuel João de Melo, verdadeiro anfitrião e Carlos Sousa, músico e líder do Grupo de Cantares Belaurora.
Por entre testemunhos e reportagens destaca-se a evocação da figura de Fernando Melo, jornalista da RTP Açores, que, com a sua morte, deixa um conjunto de trabalhos de grande significado, transmitidos ao longo de vários anos, sobretudo através do programa Atlântida.
Para animar o Atlântida, a música do Grupo de Cantares Belaurora ? o mais internacional grupo de música tradicional dos Açores, e a banda filarmónica - União dos Amigos das Capelas-, uma das mais antigas da ilha de São Miguel, criada em 1879.
Contamos com a sua participação através do telefone (351) 296 202 767 por email:
atlantida.acores@rtp.pt