No tempo da Quaresma, as estradas de São Miguel são percorridas, há séculos, por homens de fé, crença e devoção, na ânsia de uma paz interior, de introspecção e penitência.
Tudo terá começado em Vila Franca do Campo, com o sismo de 22 de Outubro de 1522, que soterrou cerca de 5000 pessoas e a rápida e espontânea vontade dos sobreviventes rezarem colectivamente.
Todos os anos, naquela data, o povo dirigia-se para orar, em romaria, à Ermida consagrada a Nossa Senhora do Rosário. Com o tempo as romarias estenderam-se às paróquias de toda a ilha de São Miguel.
O ?Atlântida? dedica este programa, aos romeiros, contando para tal com várias reportagens e convidados em estúdio, designadamente, os mestres de romeiros das freguesias da Ribeirinha e Matriz da Ribeira Grande, respectivamente, Hermínio Sousa e Ildeberto Garcia.
Destaque para os Ranchos de Romeiros, da freguesia da Maia?; da paróquia de Santa Cruz de Toronto, Canadá, e para a iniciativa de um Rancho de Romeiros que decidiu percorrer, pela primeira vez, as estradas da ilha Terceira.
Algumas imagens de arquivo, complementarão, momentos únicos e de grande simbologia, de vários Ranchos de Romeiros durante as suas caminhadas, ao sol, ao frio, à chuva.
O ?Atlântida? será animado musicalmente pelo Grupo Coral de Romeiros da Matriz da Ribeira Grande, ensaiado pelo mestre, Ildeberto Garcia.
Contamos como sempre, com a sua participação, através do telefone (351) 296 202 767 ou por e-mail: atlantida.acores@rtp.pt .