Remonta ao século XIII, uma das primeiras devoções marianas da igreja em Portugal: o culto a Nossa Senhora da Estrela, da Candelária, da Luz ou das Candeias, que ainda hoje é assinalado com grande entusiasmo e participação, pondo termo à chamada quadra natalícia.
A ?Festa das Estrelas? é assinalada nos Açores em São Miguel, designadamente, nos concelhos da Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Lagoa, Nordeste , Ponta Delgada e até na ilha do Pico, sobretudo na freguesia da Candelária, com cantorias populares que sublinham uma tradição ligada ao lume, à luz, às intempéries naturais e até aos usos e costumes.
Os grupos de ?Cantares às Estrelas?, visitam várias freguesias e actuam pelas portas, das ruas principais, acompanhados de violas, guitarras, acordeões, ferrinhos, instrumentos de sopro, enquanto esperam ser brindados, para matar o frio da noite e aquecer as vozes, o corpo e a alma.
O ?Atlântida? apresenta uma edição gravada ao vivo, na cidade da Ribeira Grande, tendo como principais motivos o desfile dos diferentes grupos, a opinião de vários convidados ligados a diferentes domínios da vida académica, religiosa e artístico - cultural, relacionados com esta secular tradição, bem como, reportagens ilustrativas da forma de receber em casa os ? Cantadores? e actuações em outras localidades onde a tradição tende a ser revivida com muita intensidade e participação.