Em complemento à divulgação já feita sobre a influencia açoriana no sul do Brasil e do Uruguai, o ?Atlântida? transmite, esta semana, um conjunto de depoimentos, entrevistas e reportagens, com figuras da comunidade de San Carlos ? cidade uruguaia, fundada há 240 anos por açorianos ? e da comunidade brasileira do sul, grande responsável pela chamada cultura ? gaúcha?tão presente nas margens do Rio da Prata.
Aspectos musicais da relação com o sul brasileiro, bem como, pormenores do artesanato local, evidenciam a capacidade criativa e artística dos habitantes daquelas zonas, que resgatam, com a sua própria investigação, a sua origem açoriana.
São ainda convidados o investigador, Mário Moura, autor do livro ?Andanças dos Irmãos Botelho?- uma obra de expectativa e emoção, que constrói em geral, a partir de cartas escritas pelos irmãos Botelho, para a família na Ribeira Grande, ambientes e sentimentos humanos, da vida na ilha e no Brasil.
Outro convidado é, Tony Goulart, fundador e antigo Presidente da Câmara do Comércio Portuguesa da Califórnia; coordenador e editor de vários livros sobre a saga açoriana naquele estado norte americano, designadamente ao nível da baleação, do Espírito Santo, da emigração dos Capelinhos, da agricultura e da agropecuária.
Contamos como sempre, com a sua participação, através do telefone (351) 296 202 767 ou pelo e-mail: atlantida.acores@rtp.pt .
O ?Atlântida? é um programa da RTP-Açores, para a RTP-Madeira e RTP-Internacional, com produção de Victor Toste e apresentação de Sidónio Bettencourt.