Elevada à categoria de vila a 25 de abril de 2004, Rabo de Peixe, do concelho da Ribeira Grande, já era uma importante povoação no final do século XV, tendo sido incluída pelo Rei D. João III no plano de defesa da ilha e onde foram construídos alguns fortes com as respectivas guarnições.
Rabo de Peixe, muito conhecida pela atividade piscatória pois, possui o mais importante porto de pesca da ilha de São Miguel mas não deixa de ser relevante que as suas terras e quintas constituem a mais importante região hortofrutícola da ilha.
Com os seus 8.000 habitantes ? uma das freguesias mais populosas dos Açores. Rabo de Peixe tem uma identidade muito própria que se reflete nas suas instituições sociais, económicas, culturais e desportivas.
O "Atlântida", mostra-lhe um pouco desta realidade através de reportagens, entrevistas, convidados e muita animação musical.
O ?Atlântida? terá como convidados o Presidente da Junta de Freguesia, Maria do Céu Estrela, o Padre Duarte Moniz, pároco da Igreja do Senhor Bom Jesus e representantes da Casa do Povo, da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia.
Não faltarão, o artesanato e doçaria locais, e a animação musical com a sociedade Filarmónica Progresso do Norte, Sociedade Filarmónica Lira do Norte, Grupo de Cantares ?Vozes do Mar do Norte?, Grupo Folclórico ?A Gaivota?, o Grupo de Castanholas e Gabriela Costa.
Pode participar através do telefone (351) 296 202767 por para o e-mail: atlantida.acores@rtp.pt