Encravada entre dois ?mistérios? a freguesia de São João, no concelho das Lajes do Pico é uma terra pitoresca que soube dar vida ao que de melhor tem a terra e o mar. Pastores e pescadores são o sustento de uma comunidade próspera que encontra nos serviços e, mais recentemente nas actividades sócio culturais como o turismo rural, uma fonte de desenvolvimento equilibrado.
Agricultura, pecuária e pescas são subsectores primários que ocupam uma parcela importante dos moradores da freguesia, donde obtêm produtos como a batata, o milho, o leite e a carne. Leite, matéria-prima que dá corpo a uma importante tradição e actividade artesanal: o famoso queijo de São João do Pico.
Englobando os lugares de Companhia de Cima e Companhia de Baixo, São João é um símbolo de uma ilha de bruma e mistérios, montanha, mar e céu.
O ?Atlântida? este sábado, nasce de dentro de um piquenique, em pleno São João Pequenino, com todos os atractivos condizentes com a serenidade e a alegria popular numa tarde de verão.
Entre reportagens e directos vai ser possível conhecer espaços e algumas figuras de relevo da história açoriana, naturais de São João, como são o caso do Professor Ávila Martins ou o navegador solitário à volta do Mundo, Genuíno Madruga.
Entre os convidados, o carismático Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Eng. Roberto Silva entre outras figuras da vida social, económica e cultural.
Contamos com a sua participação através do telefone (351) 296 202 767 e por email: atlantida.acores@rtp.pt