Elevado à categoria de vila e de concelho a 18 de Julho de 1514, por carta do rei D. Manuel I, o Nordeste, foi alterando ao longo de séculos as suas fronteiras geográficas, e ao mesmo tempo aumentando a sua capacidade política, económica e social.Com as suas nove freguesias é uma terra de rara beleza e muito bem cuidada que a levou, por diversas vezes, a receber o titulo de o ? concelho mais florido? da Europa.
Nos séculos XIX e XX, nasceram praticamente em todas as localidades, nomes grandes da cultura popular, poetas e cantadores, sem esquecer João de Melo, o autor da obra internacionalmente premiada, ? Gente Feliz Com Lágrimas ?. Nomes como Manuel Inácio de Melo, Padre Dinis da Luz, Virgílio de Oliveira, Maria Mendonça, entre muitos outros, fazem parte do imaginário cultural das ilhas.
Esta semana o programa Atlântida vai até á Vila do Nordeste, para revelar uma das paisagens, natural e humana mais ricas da ilha de São Miguel.
Olhando o mar das altas falésias carregadas de verde e de flores, o Nordeste criou o seu próprio mundo e transportou-o para outras paisagens.
Reportagens, entrevistas, testemunhos, num programa em direto, que contará com a presença de vários convidados, entre eles, o Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Carreiro, Azuzena de La Cruz, Coordenadora da Carta Europeia de Turismo Sustentável no Nordeste, Carlos Rodrigues, especialista em Turismo, Eduardo Medeiros, Provedor da Santa Casa da Misericórdia e Diretor da Escola Profissional do Nordeste, Monsenhor Augusto Cabral e Olívia Prazeres, da Comissão de Nordestenses no Canadá.
Como sempre não faltará o artesanato, a boa e típica gastronomia e a qualidade musical de vários grupos.