Baltazar (Marcos Breda) ameaça matar o Padre Bernardo (Adriano Reys) caso ele colabore com o plano de fuga de Teresa (Anna Sophia Folch).
Manuel (Leonardo Carvalho) quer a ajuda de Elisa (São José Correia) para separar Mateus (Pedro Lamares) e Ana (Bruna Brignol)
Arrasado, Jacinto (Júlio Levy) conta a Aníbal (Edgar Amorim) que Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) está noiva de Alberto (Felipe Camargo).
Alberto, Samuel e Mateus escondem as armas que roubaram na Câmara.
Eugênia e Alberto comunicam a todos que o casamento deles foi adiado. Elisa ameaça Alberto mais uma vez e dá 48 horas para que ele termine o noivado.
Baltazar conta ao juiz que as armas da Câmara foram roubadas. Ao encontrar-se com Simão (Miguel Thiré), ele ameaça deitar-se com Teresa à força, caso Simão insista com o plano de fuga e mais tarde, repete as mesmas ameaças a Teresa.
Dona Rita (Ana Bustorff) quer saber o que fazia o retrato de seu marido na caverna de Júlia (Natália Luiza).
Confidente de Jacyra (Iracema Starling), Aníbal aconselha a índia a visitar Domingos (Flávio Galvão), que está inconsolável depois de ter condenado à prisão o próprio filho.
Tadeu (Antônio Grassi) não se conforma com o estado quase catatónico de Joaquim (Erom Cordeiro).
D. Rita apanha Domingos a beijar Jacyra na Câmara Municipal. Mais tarde em casa, Domingos ameaça prender Mateus, Samuel (Michel Bercovitch) e Alberto pelo roubo das armas. Alberto irita-se e puxa da espada.