Elisa (São José Correia) acusa Alberto (Felipe Camargo) de ter matado Arthur (Carlos Vieira). Sedutora, ela faz com que o ex-pirata não resista aos seus encantos e os dois envolvem-se. Também na taberna, Manuel (Leonardo Carvalho) assedia Jacyra (Iracema Starling). Mateus (Pedro Lamares) chega e acusa-o de ter traído Simão (Miguel Thiré) ao entregá-lo ao juiz. Os dois lutam.
Pressionado por Tadeu (Antônio Grassi), Domingos (Flávio Galvão) condena Simão a um ano de prisão. Ele renega o pai e revoltado, é conduzido à sua cela.
Escondida, Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) ouve uma conversa romântica entre a sua mãe Antônia (Suzy Rêgo) e o Padre Dinis (Virgílio Castelo).
Elisa ameaça contar a toda a Resende o passado pirata de Alberto, caso ele não desista de se casar com Eugénia (Maria Carolina Ribeiro). Alberto esbofeteia Elisa depois de ela ter ofendido a honra de Eugénia e deixa -a a falar sózinha.
Tadeu conta a Teresa (Anna Sophia Folch), Baltazar (Marcos Breda) e Joaquim (Erom Cordeiro) que Simão foi condenado a um ano de cadeia.
O Padre Dinis (Virgílio Castelo) pede que Elisa não revele a ninguém que o seu verdadeiro nome é Sebastião de Menezes.
Alberto convence Eugênia a adiar o casamento até que eles voltem ao Rio de Janeiro.
Alberto, Mateus, Samuel e Eugénia chegam à câmara e ela convence Jacinto (Júlio Levy) a deixar que os homens visitem Simão. Eles roubam as armas da guarda. Jacinto fica surpreendido ao saber que Eugénia está noiva de Alberto.
Ameaçador, Baltazar procura o Padre Bernardo (Adriano Reys).