Samuel (Michel Bercovitch) tem um acesso de tosse ao ver Elisa (São José Correia), que finge não os conhecer e cumprimenta Alberto (Felipe Camargo). Manuel (Leonardo Carvalho), Elisa, Samuel e Alberto trocam ironias.
O reencontro de Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) e de Ângela (Graziella Moretto) é emocionante e cheio de lágrimas. Ângela diz a Eugênia que ela pode voltar para o Rio e ficar com Álvaro (Celso Frateschi), mas a jovem revela que está noiva de Alberto.
Teresa (Anna Sophia Folch) convence Tadeu (Antônio Grassi) a deixá-la ir à igreja confessar-se acompanhada de Baltazar (Marcos Breda). Ela conta aos dois que Simão (Miguel Thiré) voltou a Resende e está preso.
Aníbal (Edgar Amorim) procura o juiz Domingos (Flávio Galvão) e diz-lhe que aceita unir-se a ele e a Jacinto (Júlio Levy) num plano para prender Tadeu Dias.
Mateus (Pedro Lamares) conta a Ana (Bruna Brignol) que Simão e Teresa pretendem fugir mais à noite. Na igreja, Teresa pede ajuda ao Padre Bernardo para fugir com Simão, pois acredita que o pai dela quer matá-los.
Domingos (Flávio Galvão) resolve fazer uma acareação, reúne-se com Tadeu e Simão e os ânimos exaltam-se. Tadeu exige uma condenação ao filho do juiz.
Eugénia encontra Alberto, Samuel e Elisa, que continua trocando ironias com o ex-amante. Mateus pede a ajuda de Alberto e Samuel no plano de fuga de Simão e Teresa.
Manuel e Elisa tramam acabar com o romance de Alberto e Eugênia. Ele insinua-se à duquesa, mas ela dispensa--o. Mais tarde, na taberna, Jacyra leva Alberto até um quarto, onde Elisa o aguarda.