Alberto (Felipe Camargo) puxa Elisa (São José Correia) para um canto da igreja e pergunta o que ela quer dele. Ela acusa-o de ter assassinado Arthur (Carlos Vieira), mas ele nega. Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) aproxima-se mas não vê Elisa.
Rosália (Dani Ornellas) conta a Teresa (Anna Sophia Folch) acerca da prisão de Simão (Miguel Thiré). A jovem convence o pai a deixar que Rosália saia às compras para que a escrava possa saber pelo Padre Bernardo (Adriano Reys) dos planos de Baltazar (Marcos Breda).
Na cadeia, Simão pede a Mateus (Pedro Lamares)para saber notícias de Teresa.
Padre Dinis (Virgílio Castelo) conta a Ângela (Graziella Moretto) que encontrou Álvaro (Celso Frateschi) sem memória e a viver num convento no rio de Janeiro. O Padre Bernardo conta a Rosália que Baltazar tentou suborná-lo para que ele o casasse com Teresa. Ao sair da igreja, a escrava encontra Baltazar, que mata um escravo na frente dela só para a ameaçar de morte, caso ela conte os seus planos a noiva dele. O Padre Bernardo encontra o corpo do escravo escondido no confessionário.
Com a ajuda de José (Ronnie Marruda) e Zuza (Gabriel Austin), Mateus consegue encontrar-se com Teresa. Ele conta à jovem o plano de Simão para a fuga do casal.
Samuel (Michel Bercovitch) acompanha Padre Dinis a casa de Domingos (Flávio Galvão), onde conhece D. Rita (Ana Bustorff) e Ana (Bruna Brignol). Alberto conta a Samuel que encontrou a filha de Antónia (Suzy Rêgo),Eugénia, e que pretende casar-se com ela.
Em sua casa, Tadeu (Antônio Grassi) comanda as operações para a festa de noivado de Teresa e Baltazar. Amedrontada, Rosália não conta a Teresa os planos dele.