Pedro (Bruno Gradim) conhece a mãe Ângela (Graziella Moretto) e o Padre Dinis (Virgílio Castelo) agradece a Deus o ter permitido este encontro.
Joaquim (Erom Cordeiro) e Tadeu (Antônio Grassi) não querem acompanhar Teresa (Anna Sophia Folch) até à igreja e ela consegue encontrar-se com Simão (Miguel Thiré), com a ajuda de Maria (Natália Luiza).
Mariana (Julianne Trevisol) está na igreja e vê quando Simão e Teresa se encontram no corredor lateral.
Ângela conta ao filho toda a história de amor com o pai dele até ao seu nascimento quando o arrancaram dos seus braços e o Padre Dinis impediu que ele fosse morto. D. Rita (Ana Bustorff) vai até à igreja para se confessar. Mariana percebe que ela vai apanhar Simão com a filha de Tadeu Dias e que mesmo triste de ver o amado com outra, tenta impedir o encontro, para o proteger. Rita fica escandalizada ao ver que Simão e Teresa, filha do maior rival do marido, se beijam em plena igreja e promete contar a Domingos. Ana tenta demovê-la da idéia. Simão e Mariana conhecem-se pessoalmente e ele pergunta-lhe porque o denunciou. O rapaz desculpa-se quando ela diz que tentou ajudá-lo.
Em Coimbra, Manuel (Leonardo Carvalho) vê Adelaide (Leonor Seixas) passar pela rua e convida-a para sentar-se com ele à mesa de um café. O filho de Domingos não para de se declarar à esposa do amigo, que mesmo correspondendo, pede para ele se afastar. Estevão (Nuno Pardal) vê os dois e fica furioso. Manuel, dissimulado, inventa uma história para tentar acalmar o amigo. Álvaro (Celso Frateschi) e Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) não viajam para a Europa. Eles estão numa fazenda próxima porque o Barão desconfia de que Ângela se encontra com alguém e quer surpreendê-la.