Alberto (Felipe Camargo) e Antônia (Suzy Rêgo) discutem por causa de Eugênia (Maria Carolina Ribeiro).
Rosália (Dani Ornellas) conta a Zuza (Gabriel Austin) que se vai casar com José (Ronnie Marruda) e promete que um dia os três serão livres.
Eugênia questiona o amor da mãe pelo Padre Dinis (Virgílio Castelo).
Alberto revela toda a sua história a Dinis e conta que, depois de ter saído do Brasil com o dinheiro que recebeu pela venda do menino Pedro (Bruno Gradim), ele fez fortuna como o pirata Barba Roxa e mais tarde como um corsário. Depois de criar sociedade com Samuel (Michel Bercovitch), Alberto decidiu seguir uma vida honesta. Para convencer Antônia a aceitar a união dos dois, o Padre Dinis sugere que lhe contem que foi Alberto quem salvou a vida de Pedro ainda bebé.
Júlia (Natália Luiza) conta a Jacyra (Iracema Starling) que foi obrigada a deitar-se com Tadeu (Antônio Grassi). Jacyra desmascara Tadeu, quando este nega a Aníbal (Edgar Amorim) que tenha forçado Júlia a se deitar com ele. Tadeu ameaça revelar à vila o romance da índia com o juiz, caso ela insista em desafiá-lo.
Alberto beija Eugênia apaixonadamente.
Teresa (Anna Sophia Folch) acaba de arranjar Rosália para o casamento.
Padre Dinis, Alberto, Mateus (Pedro Lamares) e Manuel (Leonardo Carvalho) resolvem acompanhar Rita (Ana Bustorff), Ana (Bruna Brignol), Mariana (Julianne Trevisol) e Eugênia até à igreja.
No convento, Frei Adriano (Lafayette Galvão) está furioso com a invasão da sua cela por uma mulher. É Elisa de Mandeville (São José Correia), a Duquesa de Ponthieu, que chegou ao Rio de Janeiro e pergunta pelo pai, Sebastião de Menezes.