Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) ouve João (Reinaldo Gonzaga) pedir Antônia (Suzy Rêgo) em casamento e irrita a mãe ao parecer concordar com o pedido do ferreiro. Ela revela à mãe que decidiu casar-se com Alberto (Felipe Camargo).
Joaquim (Erom Cordeiro) tenta separar José (Ronnie Marruda) e Rosália (Dani Ornellas) e fica irritado quando Teresa (Anna Sophia Folch) e Baltazar (Marcos Breda) reafirmam a intenção de casar os dois escravos na igreja. Eles combinam os detalhes com o Padre Bernardo (Adriano Reys)
Júlia (Natália Luiza) aceita entregar-se a Tadeu (Antônio Grassi) se ele concordar em revelar a Domingos (Flávio Galvão) que ela sempre foi inocente, pois não se entregou a homem nenhum antes do casamento.
Mateus (Pedro Lamares) pede ajuda a D. Rita (Ana Bustorff) para convencer o juiz que aceite que ele se case com Ana (Bruna Brignol).
De volta a Resende, Domingos dá voz de prisão a Alberto, Mateus e Padre Dinis (Virgílio Castelo), que ele considera serem cúmplices de Simão (Miguel Thiré).
Na taberna, Aníbal (Edgar Amorim) revela a Alberto que é apaixonado por Eugênia.
Em casa do juiz, Mariana (Julianne Trevisol) revê o pai, ainda em recuperação dos ferimentos causados por Joaquim e seus capangas. João pergunta se é verdade que ela foi violada pelo filho de Tadeu Dias e emocionada, Mariana confessa que sim.
Depois do encontro amoroso, Tadeu confessa a Júlia que não vai cumprir com a sua parte do acordo.
Padre Dinis, Alberto e Mateus concordam em levar Domingos até Simão para não serem presos.
Alberto aceita casar-se com Eugênia e os dois beijam-se. Antônia e o Padre Dinis assistem ao beijo.