Na taberna, Joaquim (Erom Cordeiro) agarra Rosália (Dani Ornellas) à força. Ele confessa a Rosália que sempre a amou e ela leva uma bofetada ao dizer que Zuza (Gabriel Austin) é filho dele. Joaquim recusa-se a acreditar e, ao mesmo tempo emocionado e contrariado, trata a escrava com violência.
No convento, Padre Dinis (Virgílio Castelo) tenta fazer com que Álvaro (Celso Frateschi) se lembre da sua vida como Barão de Barbacena.
No Rio de Janeiro, Domingos (Flávio Galvão), Jacinto (Júlio Levy) e Cristóvão (Adriano Carvalho) chegam a casa do Padre Dinis à procura de Simão (Miguel Thiré), mas só encontram Mariana (Julianne Trevisol), pois o filho do juiz está hospedado agora em casa de Ângela de Souza (Graziella Moretto).
Rosália conta a Teresa (Anna Sophia Folch) que Joaquim a obrigou a deitar-se com ele.
Júlia (Natália Luiza) comenta com Jacyra (Iracema Starling) de que vai desaparecer por um tempo e pede-lhe que revele toda a sua história a Domingos, caso não volte em dois meses.
Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) aceita casar-se com Alberto (Felipe Camargo), desde que seja o mais rapido possível, pois teme pela segurança dela e da mãe. Surpreendido com a sinceridade da jovem, Alberto pede um tempo para pensar.
Jacyra e Aníbal (Edgar Amorim) desconfiam de Baltazar (Marcos Breda) quando ele aluga um quarto na taberna, mas nenhum deles vê mais ninguém entrar lá.
No café da manhã, D. Rita (Ana Bustorff) comenta que Alberto está com a idade certa para se casar e constituir uma família.
Tadeu ainda se recupera dos seus ferimentos quando recebe a visita do Padre Bernardo (Adriano Reys) e Júlia.