Baltazar (Marcos Breda) exige que Júlia (Natália Luiza) revele a sua história, caso contrário denunciará que foi ela quem atirou sobre Tadeu Dias (Antônio Grassi).
Joaquim (Erom Cordeiro) manda José (Ronnie Marruda) ir à fazenda avisar Theobaldo (Renato Rocha) de que Tadeu foi ferido.
Padre Dinis (Virgílio Castelo) e Simão (Miguel Thiré) não encontram Ângela (Graziella Moretto) e Pedro (Bruno Gradim) em casa.
Antônia (Suzy Rêgo) encontra Alberto (Felipe Camargo) a pedir Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) em casamento e arma uma discussão com os dois.
No convento, Frei Adriano (Lafayette Galvão) tenta, em vão, ajudar Álvaro (Celso Frateschi) a recuperar a memória.
Na taberna, Manuel (Leonardo Carvalho) olha com interesse para Jacyra (Iracema Starling).
Júlia conta a Baltazar, sobre a história como Tadeu e Domingos (Flávio Galvão) disputaram o seu amor no passado, Tadeu inventou uma mentira que fez Domingos humilhá-la no dia do seu casamento. Abandonada por amigos e familiares, Júlia passou a viver nas ruas e, sem que o juiz suspeitasse de que a louca da cidade é a sua antiga noiva.
Manuel mente e conta a Mateus (Pedro Lamares) e Alberto que Estevão foi condenado à morte por ter assassinado o amante da sua esposa Adelaide.
Padre Dinis conta a Frei Adriano que Antônia finalmente encontrou a filha Eugênia. Dinis vê Álvaro a viver como um religioso no convento.
Joaquim exige que Rosália (Dani Ornellas) vá à taberna encontrar-se com ele, caso contrário, ele irá matar José.