Teresa (Anna Sophia Folch) confirma que conhece Simão (Miguel Thiré), mas só o viu uma vez, no dia da confusão no largo do chafariz. Tadeu (Antônio Grassi) e Joaquim (Erom Cordeiro) sabem que Teresa está diferente e decidem vigiá-la.
Rita (Ana Bustorff) reza para Domingos (Flávio Galvão) ser mais piedoso com o filho, mas o juiz está disposto a não reconhecer Simão se ele não tomar juízo e ainda exalta a seriedade do filho mais velho, Manuel (Leonardo Carvalho). Em Coimbra, Manuel não para de olhar Adelaide (Leonor Seixas) durante o jantar. Constrangida, ela pede para ele se retirar e Estevão (Nuno Pardal) fica irritado com a falta de educação da esposa para com o seu melhor amigo.
No Rio, Antónia (Suzy Rêgo) chega de viagem e o Padre Dinis Virgílio Castelo), que dormia na cadeira, acorda. Pedro(Bruno Gradim) entra feliz e conta que viu a mãe. Tadeu está furioso devido à fuga de um escravo e pede para Joaquim e dois capangas o procurarem e aplicarem lhe um pesado castigo. Depois de encontrá-lo no cafezal, Joaquim chicoteia o escravo fugitivo no tronco, em praça pública, para dar o exemplo aos outros. O pequeno Zuza (Gabriel Austin) fica horrorizado com as cenas da tortura e Rosália (Dani Ornellas) diz-lhe que na fazenda todo a gente é livre.
Em Lisboa, Arthur (Carlos Vieira) contrai mais dívidas de jogo e Elisa (São José Correia) diz-lhe que ele terá de as pagar sózinho. Alberto (Felipe Camargo) confessa a Samuel (Michel Bercovitch) que quer afastar-se de Elisa.