Baltazar (Marcos Breda) desafia o juiz Domingos (Flávio Galvão) ao interrogar a justiça em Vila de Resende.
Joaquim (Erom Cordeiro) ameaça abusar de Rosália (Dani Ornellas), que amedrontada, propõe casamento a José (Ronnie Marruda), que aceita de imediato.
Baltazar diz mal de Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) e Alberto (Felipe Camargo).
No Rio de Janeiro, Carlos (Igor Kovalewsky) pede a Samuel (Michel Bercovitch) para se afastar de Emília (Ana Kutner).
Tadeu (Antônio Grassi) monta uma guarda com os seus escravos e capangas para ficar de olho no Padre Dinis (Virgílio Castelo) e no seu grupo.
Ana (Bruna Brignol) e Mateus (Pedro Lamares) beijam -se e Rita (Ana Bustorff), escondida, ouve o rapaz revelar o esconderijo de Simão (Miguel Thiré).
Jacinto (Júlio Levy) vai até à casa do juiz pedir perdão a Eugénia. lberto pergunta a Júlia (Natália Luiza) porque não foi até à casa do juiz comemorar com eles.
O Padre Dinis propõe um acordo com Domingos: deixá-lo sair de Resende com João, em troca da rendição de Simão. Rita entra na altura e diz -lhe que sabe que Simão se esconde em casa do padre.
O Padre Dinis pergunta a Domingos se Tadeu Dias o ameaça com chantagens.
Antónia (Suzy Rêgo) surpreende Alberto e Eugénia num clima romântico. O ex-pirata consegue saber o que Antónia prometeu no Rio de Janeiro, ou seja, que perdoaria Samuel caso os dois a ajudassem a achar a sua filha desaparecida.
Baltazar convence Tadeu a casar José e Rosália. Além disso, ele quer transformar em casamento a sua própria festa de noivado com Teresa.