Mateus (Pedro Lamares) tem a ponta da espada de Tadeu (Antônio Grassi) na sua garganta, mas distrai-se com a chegada de Ana (Bruna Brignol) e Mateus acerta-lhe.
O Padre Dinis (Virgilio Castelo) conta a Rita (Ana Bustorff) toda a verdade sobre o paradeiro de Simão (Miguel Thiré). A portuguesa, agora, quer ver o filho e ameaça contar tudo a Domingos (Flávio Galvão) se o padre não permitir visitá-lo.
Mariana (Julianne Trevisol) quer entregar-se a Simão, mas ele rejeita-a.
Tadeu acorda furioso e Mateus observa-o escondido na mata.
Jacyra (Iracema Starling) quer avisar Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) sobre os perigos que ela corre, mas Baltazar (Marcos Breda) impede-a.
Frei Adriano (Lafayette Galvão) cede uma roupa da ordem para livrar Álvaro (Celso Frateschi) dos trapos que vestia e este pensa em seguir a vida religiosa.
João (Reynaldo Gonzaga) entra arrastando-se na igreja e cai desmaiado. Tabara (Caio Vydal) e Zuza (Gabriel Austin)encontram-no.
Tadeu pede a Joaquim (Erom Cordeiro)para ir à procura de Mateus e matá-lo.
Alberto (Felipe Camargo) finge-se de bêbado nas ruas de Resende e na taberna.
Domingos decide abrigar João em sua casa. Ao vê-lo, Rita lembra-se da história que o Padre Dinis lhe contou e dá-se conta conta de que ele é o homem que se sacrificou por Simão. A portuguesa acaba por revelar isto ao marido.