Baltazar (Marcos Breda) diz a João (Reynaldo Gonzaga) que Joaquim (Erom Cordeiro) abusou de Mariana (Julianne Trevisol) e faz uma proposta ao ferreiro: matar o filho de Tadeu (Antônio Grassi) em troca de uma grande quantia em dinheiro.
Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) não encontra Ana (Bruna Brignol) nas ruas de Resende. Alberto (Felipe Camargo) pede a Júlia (Natália Luisa) para lhe apresentar Ângela (Graziella Moretto) que não pára de pensar em Álvaro (Celso Frateschi) e quer reencontrá-lo. Álvaro apresenta-se e confessa-se a Frei Adriano (Lafayette Galvão).
Jacinto (Julio Levy) está convencido de que se vai casar com Eugénia e pede para o juiz Domingos (Flávio Galvão) apadrinhar o seu casamento.
Joaquim vê Rosália (Dani Ornellas) e José (Ronnie Marruda) juntos, expulsa-a da cozinha e ameaça abusar de novo da escrava.
Tadeu vê Antónia (Suzy Rêgo) na taberna e começa a insultá-la.O padre Dinis (Virgílio Castelo) chega para a defender e começa a lutar com o fazendeiro. Baltazar chega para apartar a briga de Tadeu com o Padre Dinis. Ele conta a Tadeu que o plano para apanhar Eugénia está arquitectado.
Aníbal (Edgar Amorim) não quer maltratar Eugênia, mas Tadeu conta com ele para o ajudar a vingar-se.