Joaquim (Erom Cordeiro) maltrata José (Ronnie Marruda) e Rosália (Dani Ornellas).
Simão (Miguel Thiré) pede a Mateus (Pedro Lamares) para procurar Teresa (Anna Sophia Folch) em Resende e Mariana (Julianne Trevisol) ouve.
Samuel (Michel Bercovitch) vai a casa de Emília (Ana Kutner) para lhe deixar algum dinheiro, mas Carlos (Igor Kovalewsky) chega e expulsa-o.
Júlia (Natália Luiza)e Ana (Bruna Brignol)vão buscar ajuda para tirar João (Reinaldo Gonzaga) de casa antes que Tadeu (Antônio Grassi) volte para matá-lo. Eugênia (Maria Carolina Ribeiro) oferece-se para dirigir a charrete de Rita (Ana Bustorff), às escondidas.
Rosália desmaia e Joaquim deita-lhe um balde de água para a reanimar.
Zuza (Gabriel Austin) está preocupado com o que pode acontecer com a mãe e pede a ajuda de Teresa para interceder por eles. Teresa impõe uma condição a Baltazar para o casamento: salvar José e Rosália da fúria de Joaquim e, depois, casá-los.
Em Coimbra, Adelaide (Leonor Seixas) pede perdão, mas Estevão (Nuno Pardal) promete matá-la juntamente com o amante se conseguir a absolvição.
De volta a Resende, Joaquim chicotea José e Rosália e deixa-os no tronco durante a noite.
João refugia-se na caverna de Júlia e Quincas (Alexandre Henderson) vê-os partir. João repara no retrato de Domingos (Flávio Galvão) e Júlia revela o seu segredo para o ferreiro.
Baltazar convence Tadeu de que é importante para chegar até Simão, deixar Rosália e José vivos, pois são escravos de confiança de Teresa.
Mariana conta a Simão que foi violada por Joaquim.
Tadeu intercepta Eugênia, que conduz sozinha a charrete.