Pela noite de Resende, Antónia (Suzy Rêgo) é surpreendida por três capangas de Tadeu Dias (Antônio Grassi) que tentam agredi-la. Ela grita por socorro. Simão (Miguel Thiré) e Mateus (Pedro Lamares) ouvem os gritos, vão até ao beco e enfrentam os capangas. Mal tratada, Antónia desmaia.
Na Câmara, o guarda pede a Ana (Bruna Brignol) para tirar a mordaça e promete ficar quieto. Ele está com medo da reacção do juiz quando souber que deixou Simão fugir.
Joaquim (Erom Cordeiro) sai para encontrar o pai na taberna e avisa a Teresa (Anna Sophia Folch) para não abrir a porta a ninguém.
Simão decide levar Antónia para sua casa até conseguir recuperar.
Tadeu e Joaquim chegam mais cedo a casa e Rosália (Dani Ornellas) não consegue avisar Teresa, que ainda está fora de casa, à espera de um sinal de Simão. A escrava pede a Zuza (Gabriel Austin) para avisar Teresa.
Rita (Ana Bustorff) acha que Simão foi perdoado pelo pai, ao vê-lo chegar a casa. A mulher do juiz Domingos faz questão que Antónia passe a noite em casa dela para repousar.
Domingos (Flávio Galvão) e Jacyra (Iracema Starling) trocam palavras de carinho e fazem amor.
Simão e Teresa encontram-se, beijam-se apaixonadamente e ela chora, pois ele está preso. Confiante de que vai ganhar a liberdade, Simão já marca o próximo encontro. Júlia, de longe, observa tudo.
Domingos volta a casa e, sem querer, Antónia denuncia Simão ao relatar o episódio em que o filho dele a salvou. Simão volta para a cadeia.
No Rio de Janeiro, Álvaro (Celso Frateschi) chama Ângela (Graziella Moretto) para tomar café à mesa juntamente com ele e Eugênia (Maria Carolina Ribeiro).