Samuel (Michel Bercovitch) apresenta-se a Emília (Ana Kutner), que fica horrorizada ao saber quem ele é. Carlos (Igor Kovalewsky) chega entretanto e tenta agredi-lo em defesa da honra da esposa. O judeu deixa um cartão com o seu endereço.
Antónia (Suzy Rêgo) confessa a Ângela (Graziella Moretto) que também ama o Padre Dinis (Virgílio Castelo) e, inclusive, sentiu que foi correspondida quando o beijou.
Emília procura Antónia em casa do Padre Dinis (Virgílio Castelo), mas não a encontra.
Sem memória, Álvaro (Celso Frateschi) é posto fora da cadeia devido à superlotação das celas.
Simão (Miguel Thiré) confessa a Mateus (Pedro Lamares) que não confia nas boas acções de Baltazar (Marcos Breda). Em Resende, Baltazar pede e Aníbal (Edgar Amorim) que lhe arranje um bom escravo, chamado Quincas (Alexandre Henderson).
Joaquim (Erom Cordeiro) desconfia de que José (Ronnie Marruda) está de namoro com outra escrava e resolve vigiá-lo. Desconfiado de que seja Rosália (Dani Ornellas), ele manda José castigar Zuza, o filho dela.(Gabriel Austin).
Mariana (Julianne Trevisol) viaja para o Rio de Janeiro, mas João (Reinaldo Gonzaga) tem de ficar, pois não tem forças para viajar. Baltazar manda Quincas segui-la para descobrir o paradeiro de Simão.
Jacinto (Júlio Levy) vai até à casa de Domingos (Flávio Galvão) e acaba por falar do duelo que o juiz fará com Tadeu (António Grassi). Rita (Ana Bustorff) escuta e fica desesperada.
Ângela pede a Antónia que não abandone Dinis e Pedro (Bruno Gradim) depois de ela morrer. O padre ouve por detrás da porta.