Domingos (Flávio Galvão) está com a arma apontada para Tadeu (Antônio Grassi) e os dois marcam um duelo. Baltazar (Marcos Breda) distrai a segurança de Jacinto (Júlio Levy) e entra na sala. Para surpresa de todos, o juiz liberta o prisioneiro.
No Rio de Janeiro, Frei Adriano (Lafayette Galvão) acha que Padre Dinis (Virgílio Castelo) deve assumir o seu amor por Antônia (Suzy Rêgo) e largar o hábito.
Mariana (Julianne Trevisol) esconde do pai que Joaquim (Erom Cordeiro) abusou sexualmente dela, mas confessa a Júlia (Natália Luiza). Mariana conta que antes de ser abusada, ela já se tinha entregue a Simão.
Escondida, Rosália (Dani Ornellas) ouve Baltazar (Marcos Breda) dizer que quer matar Simão (Miguel Thiré). Ela conta a Teresa, que fica indignada.
Baltazar preocupa-se com a reputação de Tadeu Dias e pede para que ele e Joaquim não tomem nenhuma atitude intempestiva.
Simão conta a Mateus tudo sobre a sua primeira noite de amor com Teresa.
Teresa está desconfiada de Baltazar e pergunta ao primo se ele deseja realmente matar Simão.
Theobaldo (Renato Rocha) escuta a conversa de José (Ronnie Marruda) e outro escravo sobre um plano de fuga para um quilombo e conta a Joaquim, que resolve passar a noite na fazenda para castigar os escravos.
Tadeu ameaça Eugênia (Maria Carolina Ribeiro), que se assusta ao vê-lo livre da prisão.