Theobaldo (Renato Rocha) desarma Mariana (Julianne Trevisol) e Joaquim (Erom Cordeiro) leva-a para o quarto, onde a jovem é violentada. João (Reinaldo Gonzaga) nada pode fazer para impedir. Baltazar (Marcos Breda) sai para tentar fazer alguma coisa, pois teme que João acabe por contar a Joaquim sobre o paradeiro de Simão (Miguel Thiré). Joaquim marca a pele de João com um ferro em brasa, mesmo assim, o ferreiro nada revela sobre o destino de Simão.
Mariana consegue escapar da vigilância dos escravos e capangas de Joaquim e foge para pedir socorro na casa do juiz. Joaquim revolta-se ao perceber que Mariana fugiu e promete matar João se ela chegar lá com a guarda.
Baltazar percebe que a guarda está pronta para sair e pede a ajuda de Zuza (Gabriel Austin) para lhe mostrar o caminho e chegar primeiro a casa de João.
No Rio de Janeiro, Antónia (Suzy Rêgo) comemora a notícia de que sua irmã, Emília (Ana Kutner) está grávida. Carlos (Igor Kovalewsky) acaba por aceitar a ajuda de Padre Dinis (Virgílio Castelo) para poder criar dignamente o filho.
De volta a Resende, Baltazar consegue convencer Joaquim a ir embora antes da guarda chegar. O advogado pede para eles deixarem um escravo e mata-o assim que ele se distrai.
Domingos (Flávio Galvão) chega com a guarda e Baltazar diz que matou o escravo quando tentava apartar uma luta dele com João. Mariana acusa Joaquim, mas o juiz nada pode fazer enquanto ela não tiver provas.
Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) está satisfeita por se ter vingado de Tadeu e não teme ter que sair da vila.
Baltazar quer proteger João e Mariana e aconselha a rapariga a não incriminar Joaquim. Ele promete levá-la a ela e ao pai para perto de Simão.