O padre Dinis (Virgílio Castelo) fica atordoado com o beijo de Antónia (Suzy Rêgo), mas ela está certa de que foi correspondida.
A polícia encontra Álvaro (Celso Frateschi) ferido e inconsciente e leva-o para a cela.
João (Reinaldo Gonzaga) prepara uma arma, pois teme a reacção de Tadeu (Antônio Grassi) quando souber que ele ajudou Simão (Miguel Thiré).
Simão recorda-se de ter feito amor com Mariana (Julianne Trevisol) enquanto delirava em febre.
Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) fica sózinha na taberna. Domingos (Flávio Galvão) e a guarda entram e colocam-se num lugar estratégico.
Baltazar (Marcos Breda) procura Júlia (Natália Luiza) na praça, mas não a encontra. Ele quer saber do paradeiro de Simão antes que Joaquim (Erom Cordeiro) consiga de João, por meio de tortura. Joaquim e os seus capangas vão até à casa de João e começam a maltratá-lo a ele e a Mariana para saber do destino de Simão. Apesar da sova, o ferreiro nada revela.
Tadeu entra no quarto de Eugénia e violenta a rapariga. Domingos surpreende-o e dá-lhe voz de prisão. Os guardas conduzem Tadeu à cela.
Domingos e Jacyra (Iracema Starling) fazem amor num capinzal. O juiz faz companhia a Tabara (Caio Vydal) enquanto a índia não chega.
Alberto (Felipe Camargo) e Samuel (Michel Bercovitch) desfrutam da nova residência que fixaram no Rio de Janeiro.
Joaquim aquece um ferro para ferir João. Mariana chega, armada e exige que ele pare.