Melancólicos, Álvaro (Celso Frateschi) e Fernão (Geraldo Mateus) empurram a arma um para o outro até dar o tiro derradeiro.
Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) e Jacyra (Iracema Starling) levam Jacinto (Júlio Levy) bêbado até à porta da taberna. Antes de sair, ele declara-se a Eugénia.
Depois de fazer amor com Teresa (Anna Sophia Folch), Simão (Miguel Thiré) sente uma tontura e a rapariga tem de o levar até à porta da sala, onde Mateus (Pedro Lamares) e João (Reinaldo Gonzaga) o esperam.
Baltazar (Marcos Breda) e Simão conhecem-se pessoalmente. Diante do empenho do advogado em ajudá-los, Simão acaba por confiar no plano dele e desiste de fugir com Teresa. Depois de todos deixarem a casa, Baltazar enfurece-se e arremessa uma faca contra a parede confessando a Teresa que a ama. A rapariga fica preocupada e pede para o primo não contar ao pai tudo o que aconteceu.
Amargurado, Fernão desmaia diante de Álvaro. Ângela (Graziella Moretto), Padre Dinis (Virgílio Castelo) e Pedro (Bruno Gradim) tentam acudi-lo. Fernão recupera os sentidos e deseja confessar-se. Para desespero de Ângela, Álvaro brinca com a sua arma, apontando-a contra a própria cabeça e depois sai de casa.
Na prisão em Coimbra, Estevão (Nuno Pardal) jura vingar-se da traição de Manuel (Leonardo Carvalho).
Rumo ao Rio de Janeiro, Simão desmaia na carroça e três bandidos tentam assaltá-los, mas Antônia (Suzy Rêgo), João e Mateus enfrentam os criminosos.
Baltazar propõe a Teresa a antecipação do noivado. Fernão consegue o perdão de Pedro e Ângela por todos os erros cometidos no passado e faz-lhes um último pedido: localizar e ajudar Micaela, uma filha que ele nunca assumiu.