Padre Dinis (Virgílio Castelo) conta a Pedro (Bruno Gradim) que Eugénia (Maria Carolina Ribeiro) é a verdadeira dona da casa na residência do Barão de Barbacena e articula maldades contra a mãe dele. Enquanto isso, na casa de Álvaro, Eugénia está preocupada com o jejum de Ângela (Graziella Moretto) e manda Luzia (Vanessa Pascale) preparar uma sopa.
Em Resende, Domingos (Flávio Galvão) paga a conta na taberna e Jacyra (Iracema Starling) deixa a chave do quarto dela junto com o troco. Domingos e Jacyra fazem amor. Tabara (Caio Vydal) bate à porta e interrompe, pois quer dormir com a mãe.
Ana (Bruna Brignol) e Mateus (Pedro Lamares) tentam descobrir uma forma de convencer o juiz Domingos a libertar Simão (Miguel Thiré).
No seu quarto, Teresa (Anna Sophia Folch) lê o livro de poesias que Simão lhe deu.
D. Rita (Ana Bustorff) e Ana tentam convencer Domingos a compreender o filho.
Vestido como um vingador encapuzado, Padre Dinis luta contra dois homens que tentam invadir uma casa.
Em Portugal, Alberto está pronto para sair e coloca a promissória de Arthur (Carlos Vieira) sobre a cómoda. Mas Elisa (São José Correia) não quer aceitá-la, pois pretende continuar a se encontrar com ele.
Estevão (Nuno Pardal) diz a Manuel (Leonardo Carvalho) que não perdoaria uma traição da esposa Adelaide (Leonor Seixas).
Arthur quer saber se Elisa conseguiu liquidar a dívida dele e ela diz que apenas prorrogou o prazo para o pagamento.
No Rio de Janeiro, Frei Adriano (Lafayette Galvão) aconselha o Padre Dinis a saber notícias dos filhos.