Teresa (Anna Sophia Folch) não quer fugir com Simão (Miguel Thiré), pois acha arriscado e confia na promessa de Baltazar (Marcos Breda) em ajudá-los. Simão anima-se ao saber que Teresa também irá para o Rio de Janeiro, mas sente ciúmes de Baltazar, que irá acompanhá-la até lá.
No Rio de Janeiro, Ângela (Graziella Moretto) confessa ao Padre Dinis (Virgílio Castelo) que o ama. De início, Pedro (Bruno Gradim) não reage muito bem quando Padre Dinis lhe apresenta o avô Fernão (Geraldo Matheus).
Completamente apaixonada Teresa entrega-se ao amor de Simão.
Em Coimbra, Manuel (Leonardo Carvalho) está de partida e aproveita os últimos momentos em Portugal na cama com uma prostituta. Adelaide encontr-o e acusa-o de ter cometido o assassinato do bebé que ela abortou.
De volta a Resende, Jacinto (Júlio Levy) está encantado com Eugênia (Maria Carolina Ribeiro). Aníbal (Edgar Amorim) fica com ciúmes.
Do lado de fora da casa de Tadeu (Antônio Grassi), Antônia (Suzy Rêgo) e Júlia (Natália Luiza) esperam apreensivas na carroça. Dentro da casa, Baltazar sente-se humilhado com a demora de Teresa e Simão no quarto.
Na casa do Barão de Barbacena, Fernão tenta redimir-se com Pedro ao contar a Álvaro (Celso Frateschi) que Ângela é inocente, mas o rapaz está relutante em perdoar o avô.